10º Encontro do Consepre reúne presidentes de tribunais de justiça no Rio de Janeiro

Publicado em 14 de março de 2024

10º Encontro do Consepre reúne presidentes de tribunais de justiça no Rio de Janeiro

Publicado em 14 de março de 2024

O Rio de Janeiro tornou-se a capital brasileira do Judiciário estadual nesta quarta-feira (13), ao dar início ao 10º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento, realizado no Palácio da Justiça, visa promover um diálogo construtivo sobre as práticas, desafios e estratégias que moldarão o futuro do Poder Judiciário no país. O encontro foi aberto pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Cardozo, que também é vice-presidente de relacionamento institucional do Conselho e anfitrião do evento.

Na cerimônia de abertura, o presidente Carlos França ressaltou a importância da união e do compartilhamento de conhecimento entre os tribunais estaduais. “Hoje, mais do que nunca, é essencial que compartilhemos nossas experiências e desafios para fortalecer o Poder Judiciário brasileiro. Estamos aqui para aprender uns com os outros e para traçar caminhos que nos levem a uma justiça mais eficaz e acessível para todos os brasileiros”, afirmou França.

O presidente do Consepre ainda agradeceu a acolhida do anfitrião do encontro, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). “Destaco o cuidado e o zelo do presidente Ricardo Cardozo para receber os colegas presidentes. Agradeço imensamente ao presidente Ricardo Cardozo, nosso estimado anfitrião, por nos receber na bela cidade do Rio de Janeiro, e a cada um dos colegas presidentes por sua valiosa participação neste 10º Encontro do Consepre. Sua dedicação e comprometimento em se deslocarem até aqui refletem a importância que todos atribuímos à colaboração e ao compartilhamento de conhecimentos e experiências dentro do nosso Poder Judiciário.”

O presidente do TJRJ ressaltou a importância do Rio de Janeiro como sede do evento. “O Rio de Janeiro não é apenas um cenário deslumbrante; é também um lugar de encontro para mentes brilhantes que buscam promover mudanças significativas no nosso país. Este encontro é uma prova disso”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.

Ainda na cerimônia, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao se dirigir aos presidentes de tribunais, falou das belezas do Rio de Janeiro. “Tenho certeza de que o Rio de Janeiro irá inspirar os senhores. Que esse encontro seja muito proveitoso!”, desejou o prefeito.

Já o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ressaltou a importância da harmonia e da parceria respeitosa entre os poderes ao elogiar o líder do Judiciário carioca. “Juntos conseguimos avançar. E o desembargador Ricardo Cardozo tem sido um ponto de equilíbrio nesse tempo de diálogo que vivemos. Desejo boas-vindas a todos e que sejam felizes no Rio”, declarou o governador.

A programação do encontro continua nesta quinta-feira, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, abrindo a sequência de palestras com o tema “Os desafios do Poder Judiciário no novo milênio”. Já nesta sexta-feira o 10º Consepre receberá o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que será homenageado pelo Conselho.

Compuseram a mesa da cerimônia, além dos citados, as seguintes autoridades: o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon; a defensora pública-geral do Estado do Rio, Patrícia Cardoso; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais do Estado do Rio, Marlon Cordovil; o subprocurador-geral do Estado do Rio, Rogério Guimarães; e o procurador-geral do Município do Rio, Daniel Bucar.

Compareceram ainda a vice-presidente do Consepre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, presidente do TJAC; o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, vice-presidente de inovação e tecnologia do Consepre; o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos; o presidente do TJPE, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto; o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto; o presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva; o presidente do TJPI, desembargador Manoel de Sousa Dourado; o presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia; a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o presidente do TJDF, desembargador José Cruz Macedo; o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins; o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho; o presidente do TJRR, desembargador Jésus Rodrigues do Nascimento; o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho; o vice-presidente do TJSE, desembargador Gilson Felix dos Santos, representando o presidente do TJSE; a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ana Cristina Peternella França; e a ex-presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena.

Leia também

Leia também