Desembargador Francisco repassa comando do Consepre ao presidente do TJRO

Publicado em 07 de outubro de 2025

Desembargador Francisco repassa comando do Consepre ao presidente do TJRO

Publicado em 07 de outubro de 2025

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, anunciou nesta terça-feira, 7 de outubro, sua renúncia à presidência do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O comunicado foi feito durante o XVII Encontro do Conselho, realizado entre os dias 6 e 8 de outubro de 2025, em Salvador (BA), cujo tema central foi “Judiciário do futuro: Sustentabilidade, inclusão e transformação digital”.

A decisão está relacionada à sua nomeação para o recém-criado cargo de diretor do Fundo de Modernização do Conselho Nacional de Justiça (FMCNJ), função que acumulará com a presidência do TJSC. O fundo, instituído pela Resolução CNJ nº 627/2025, tem como objetivo garantir recursos próprios para projetos de transformação digital, aquisição de equipamentos, reforço da segurança cibernética, capacitação de magistrados e servidores, modernização administrativa, reaparelhamento tecnológico, cooperação internacional e ações de comunicação, além da manutenção e expansão da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br).

Na nova função, caberá ao desembargador assessorar a Presidência do CNJ na definição de diretrizes do Fundo, propor critérios para aplicação dos recursos, acompanhar a execução dos projetos financiados, fiscalizar a correta utilização das verbas e articular parcerias com tribunais e instituições públicas e privadas em todo o país.

“Aceitei um convite do ministro Edson Fachin para ser diretor do Fundo. Obviamente, é uma posição em que terei que fortalecer o diálogo com os presidentes de tribunal. Desse modo, ficarei mais à vontade para exercer essa função fora do comando do Consepre”, explicou.

O desembargador Francisco, que ocupava a presidência do Conselho de Presidentes dos Tribunais desde o início do ano, agradeceu aos colegas pela parceria institucional e destacou os avanços conquistados durante sua gestão. “Tratamos de questões importantes neste ano de 2025, um período de grande movimentação política e institucional. Tivemos, por exemplo, a incorporação dos tribunais de Justiça dos Estados com competência militar, caso de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Conseguimos seguir no caminho do fortalecimento do Consepre, processo esse que seguirá adiante sob o comando do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho”, afirmou.

*Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina*

Leia também

Leia também