Saúde e bem-estar de magistrados e servidores é tema do 2º dia do Consepre

Publicado em 13 de novembro de 2025

Saúde e bem-estar de magistrados e servidores é tema do 2º dia do Consepre

Publicado em 13 de novembro de 2025

A “Qualidade de vida para quem constrói o Judiciário” foi o tema central dos debates que abriram o 2º dia do XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), na manhã desta quinta-feira (13/11), no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O evento, conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, segue até esta sexta-feira (14/11). Ele pode ser visto no canal oficial da Corte mineira no YouTube.

Participam presidentes e representantes de tribunais estaduais de todo o País, além de juízes auxiliares, membros da Direção e magistrados do Judiciário mineiro.

Essa é a 2ª vez que o TJMG sedia o Encontro. Em março de 2023, a 6ª edição do Encontro do Consepre foi realizada durante a gestão do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho (2022-2024).

Abertura

A abertura do Encontro contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Em seu discurso, ele destacou a importância da Justiça mineira, ressaltando a atuação do TJMG em casos como o acordo de reparação pelos danos causados após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Romeu Zema disse que o Estado estava feliz em receber representantes de Tribunais de Justiça de todo o País.

“É uma oportunidade para conhecerem o trabalho daquele que é considerado, por mim, um dos melhores tribunais que temos. Fiz questão de vir aqui mencionar uma série de avanços que conseguimos em Minas devido às ações do Executivo juntamente com o Judiciário. Então, o TJMG pode muito contribuir com os demais tribunais do Brasil. Tenho certeza de que cada um deles também faz algo que pode ser replicado nos demais, já que cada um tem as suas particularidades e características.”

Também esteve na abertura o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos.

Boas práticas

Após a abertura, no painel “Qualidade de vida para quem constrói o Judiciário”, foram realizadas apresentações das boas práticas do TJMG nas áreas de Saúde e Bem-Estar de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários.

A exposição foi feita pelo juiz auxiliar da Presidência responsável pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), Thiago Colnago Cabral.

Também foram promovidas palestras do desembargador do TJRO Alexandre Miguel e conselheiro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano, que participou de forma virtual.

O tema abordado durante o painel, assim como a importância do compartilhamento de ações, foram ressaltados pelo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior.

Ele considerou o dia “emblemático” para o Judiciário mineiro:

“Hoje, apresentamos nossas ações na área da Saúde, tanto da magistratura, quanto do corpo de servidores, e as boas práticas que impactam a prestação jurisdicional. Tenho certeza de que o TJMG mostrou para todo o Brasil que nós estamos trabalhando muito em benefício da jurisdição.”

O presidente do Consepre e do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, falou sobre a preocupação dos tribunais com a qualidade de vida dos colaboradores, citando a relação entre a saúde de magistrados e servidores “com a qualidade da prestação de serviço feita aos jurisdicionados”.

Palestras

Durante sua exposição intitulada “Saúde física e mental, investimentos em vacinas e plataforma virtual”, o juiz Thiago Colnago Cabral abordou iniciativas do TJMG para a melhora na qualidade de vida de magistrados e servidores.

A apresentação foi dividida em dois eixos. No primeiro, profissional, foram abordadas ações como a digitalização de prontuários médicos, emissão de carteiras funcionais e valorização de colaboradores.

No eixo “pessoal”, foram expostas iniciativas como a vacinação oferecida pela Corte mineira em 2025, realizada em 298 comarcas, e a parceria com aplicativos de bem-estar para magistrados, servidores e seus dependentes.

O desembargador do TJRO Alexandre Miguel falou sobre a experiência vivida pela Corte rondoniense com o programa “BemJud”, iniciativa de promoção do bem-estar psicossocial que reúne ações de prevenção, escuta ativa, formação e atendimento especializado, buscando fortalecer a saúde emocional no ambiente de trabalho.

São oferecidas oficinas, relatórios periódicos, questionários e um portal de apoio com conteúdos educativos, por meio de metodologia que alia inovação e gestão estratégica de pessoas.

A “Atuação do CNJ na busca do bem-estar no Judiciário” foi o tema da última palestra do painel, proferida pelo conselheiro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano.

Ele abordou o cenário da saúde mental, assim como assédio e violência no ambiente de trabalho, citando a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 207/2015, do CNJ.

A parte da manhã do XVIII Encontro do Consepre foi finalizada com apresentação do músico Dudu do Cavaco, inspiração para a criação do Instituto Mano Down, que é parceiro do TJMG e promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

Mesa de honra

A mesa de honra da abertura foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pelo presidente do Consepre e do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho; pelo conselheiro do CNJ e vice-presidente do TST, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos; e pelo governador Romeu Zema.

Veja outras imagens do 2º dia no Flickr oficial do TJMG.

*Fonte: Portal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais*

Leia também

Leia também

Projetos sociais e judiciais do TJMG são destaque do Consepre

Projetos sociais e judiciais do TJMG são destaque do Consepre

Os projetos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) voltados tanto para a área social quanto para a judicial foram destaques na tarde desta quinta-feira (13/11), durante o XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre),...

ler mais
XVIII Encontro do Consepre é aberto no TJMG

XVIII Encontro do Consepre é aberto no TJMG

O XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi aberto, na última quarta-feira (12/11), em solenidade realizada no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. A cerimônia...

ler mais