TJCE sediará XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Publicado em 01 de dezembro de 2025

TJCE sediará XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Publicado em 01 de dezembro de 2025

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi escolhido, nesta quinta-feira (13/11), para sediar o XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que ocorrerá de 25 a 27 de fevereiro de 2026. O anúncio foi feito durante a XVIII edição do evento, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais, até esta sexta-feira (14).

Após a confirmação de Fortaleza como cidade-sede do próximo encontro, houve a exibição de vídeo de apresentação da cultura e da história do Estado, destacando personalidades da área jurídica, como Auri Moura Costa e Clóvis Beviláqua. O material foi produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário cearense. Assista AQUI.

Realizado quatro vezes ao ano, o Encontro do Consepre ocorre em diferentes estados do país e, este ano, também foi sediado por Goiás, Maranhão e Salvador. Entre os objetivos do evento está estabelecer o diálogo com outras instituições, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os Tribunais Superiores, e compartilhar boas práticas de gestão a serem adotadas em todos os tribunais.

CONSEPRE

O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça para consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

Além de defender a autonomia, a independência e os princípios do Poder Judiciário Estadual e do Distrito Federal, o Consepre promove o intercâmbio de experiências, articula relações com os demais poderes e órgãos públicos e privados, estuda e propõe soluções para questões jurídicas e administrativas de interesse comum, estabelece diretrizes e uniformiza práticas.

O Conselho ainda incentiva iniciativas para tornar a Justiça mais ágil e próxima da população, apoia políticas públicas de inclusão social, fomenta o debate sobre o sistema judiciário e mantém a cooperação constante com os Tribunais Superiores e o CNJ, visando a um Judiciário moderno, eficiente e democrático.

*Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará*

Leia também

Leia também