Medalhas foram entregues a magistrados que ocuparam a presidência de Tribunais Estaduais de Justiça no biênio de 2020-2022
O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) realizou, na manhã do dia 24 de agosto de 2022, a I Cerimônia de Reconhecimento, com o objetivo de prestar uma homenagem a magistrados que ocuparam a presidência de Tribunais Estaduais de Justiça no biênio de 2020-2022, por meio de uma medalha.
A Medalha de Reconhecimento do Consepre foi criada, em 31 de maio de 2022, sendo concedida: aos cidadãos ou às entidades, cujos trabalhos ou ações junto à Justiça Estadual mereçam especial destaque pelas atividades ou contribuições marcadas pela continuidade, tornando-se relevantes no apoio aos objetivos específicos da Justiça Estadual; aos cidadãos ou às entidades que tenham desenvolvido esforços para elevar à Justiça Estadual junto à sociedade em geral e a outras organizações, desenvolvendo relações de amizade, camaradagem e compreensão entre as mesmas; e às personalidades e autoridades de conduta e reputação ilibada que tenham uma destacada atuação em áreas afins com as finalidades e os propósitos da atuação da Justiça Estadual e que, por suas ações, as credenciem a esse reconhecimento.
A Medalha é concedida a todos os presidentes que fizeram parte do Conselho, ao final de suas gestões, em evento anual, e à personalidades indicadas e aprovadas pela Comissão de Honrarias do Consepre.
Na solenidade realizada no Brasília Palace Hotel, foram agraciados com a Medalha de Reconhecimento os Presidentes que exerceram suas funções durante o biênio de 2020-2022:
- Des. Lourival Almeida Trindade, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;
- Des. Lourival de Jesus Serejo de Souza, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão;
- Des. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
- Des. Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
- Des. Gilson Soares Lemes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Des. Voltaire de Lima Moraes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul;
- Des. Ricardo José Roesler, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; e
- Des. Romeu Gonzaga Neiva, Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Durante sua fala, o Presidente do Consepre e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Des. José Laurindo de Souza Netto, destacou a importância das ações desenvolvidas pelos magistrados e pelo exemplo deixado para futuras gerações. “O legado deixado por vocês e a História que os senhores deixaram nos devidos Tribunais, eleva as responsabilidades daqueles que virão. Todo discurso, medalha e diploma ofertados hoje serão pouco se comparados a eternização dos vossos nomes na história do Judiciário brasileiro. O legado e o passado deixado pelos senhores, é muito valioso para nós e motivo de muito orgulho”, destacou.
O Ministro Luís Felipe Salomão, do STJ, e o Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, também foram indicados para receber a comenda, mas não puderam comparecer ao evento e receberão a honraria em momento oportuno.