O presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil(Consepre), desembargador Carlos França, em nome do Conselho, expressa profundo pesar pela morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida neste sábado (8).

Magistrado de carreira, Sanseverino ocupava a cadeira de ministro do STJ, desde 2010, e, atualmente, também o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo atuado na Corte eleitoral durante o pleito de 2022. Foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), de 1999 a 2010.

Entre seus mais importantes trabalhos, é imperativo destacar sua brilhante atuação frente à Comissão Gestora de Precedentes, a partir de 2017, com o estabelecimento de práticas que, uma vez instituídas no STJ, foram replicadas no Supremo Tribunal Federal, no Conselho Nacional de Justiça e em outros tribunais do país. Suas decisões, marcadas por sua elevada cultura e saber jurídico, conferiram reconhecimento e destaque à sua trajetória no cenário jurídico nacional.

O Consepre expressa solidariedade à família, manifestando a crença de que Deus, em sua infinita bondade, concederá o conforto necessário aos familiares e amigos e acolherá o querido ministro Sanseverino no lugar reservado aos justos e verdadeiros.

Desembargador Carlos Alberto França
Presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre)