A programação do segundo dia do 13º Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), sediado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa, contou, nesta quinta-feira (7), com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e do corregedor nacional da Justiça, ministro Mauro Campbell. A programação foi liderada pelo presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e pelo anfitrião do evento, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva.

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, ressaltou que o encontro é uma oportunidade de unificar o diálogo do Poder Judiciário. “É um diálogo muito produtivo, porque o Brasil é enorme. Cada estado tem as suas peculiaridades. E, ao mesmo tempo, nós somos um sistema único, nacional. Tudo isso traz para os presidentes a necessidade de encontros periódicos para que possamos ver o que está acontecendo e, de uma maneira coletiva, apontar novos caminhos diante de desafios. Desafios velhos, como o volume oceânico de processos”, argumentou.

Aprimoramento do Judiciário
Já o corregedor nacional da Justiça, ministro Mauro Campbell, ressaltou que sua participação no evento tem o intuito de manter o diálogo com os presidentes dos tribunais. “Tenho absoluto respeito à autonomia administrativa e financeira dos tribunais, pelo Conselho Nacional de Justiça, especialmente, e por sua conjuntura nacional, que tem um papel fundamental de ser um provedor de meios para aprimorar a jurisdição e uniformizá-la, ou seja, para traçar perfis de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil, de forma que a mesma perspectiva de trabalho e de sucesso para a jurisdição que tem um juiz na Paraíba, tenha no Amazonas, no Rio Grande do Sul. Esse é o papel essencial do Conselho Nacional de Justiça”, comentou. O corregedor nacional estava acompanhado do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional, Lizandro Garcia, e do chefe de seu gabinete no CNJ, André Azevedo.

Alinhamento
O presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e do TJGO, desembargador Carlos França, destacou a relevância da presença do presidente do STJ e e do corregedor nacional. “A presença do presidente Herman Benjamin e do corregedor Nacional Mauro Campbell reforça a importância do diálogo colaborativo e do alinhamento entre as instâncias do Judiciário. Esses encontros são fundamentais para fortalecer as estratégias de aprimoramento da prestação jurisdicional em todo o país, visando sempre prestar um melhor serviço ao cidadão”, afirmou.

Troca de experiências
O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, anfitrião do evento, também ressaltou a importância do encontro. “Receber o presidente do STJ e o corregedor nacional é uma honra para o Tribunal de Justiça da Paraíba e evidencia a relevância do Consepre como espaço de discussão e troca de experiências que impactam diretamente a qualidade da justiça oferecida aos cidadãos”, declarou.

Participaram do encontro também a presidente do TJ Acre, desembargadora Regina Ferrari Longuini, vice-presidente do Consepre; o presidente do TJ Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, vice-presidente de Relações Institucionais do Consepre; a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, vice-presidente de Cultura do Consepre; o presidente do TJ de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena, vice-presidente de Tecnologia do Consepre; a presidente do TJ Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o presidente do TJ Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; o presidente do TJ Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; a presidente do TJPA, desembargadora Maria Nazaré Gouveia; o presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior; a presidente do TJ Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o presidente do TJ Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto; o presidente do TJ Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o presidente do TJ Rio Grande do Norte, desembargador Amílcar Maia; o presidente do TJ Santa Catarina, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto; o presidente do TJ Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho; o presidente do TJ Amapá, desembargador Adão de Carvalho; a presidente do TJ Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; o presidente do TJ Roraima, desembargador Jésus Rodrigues do Nascimento; representando o presidente do TJ São Paulo, desembargador Fernando Torres Garcia, o desembargador Carlos Eduardo Pachi; representando o presidente do TJ Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a juíza auxiliar da Presidência, Fernanda Karam de Chueiri Sanches; representando o presidente do TJ Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o juiz auxiliar da Presidência, Adriano Correia de Melo; representando o presidente do TJSE, a presidente eleita do TJ Sergipe, desembargadora Iolanda Guimarães; representando o presidente do TJ Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, o presidente eleito do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Participaram também a desembargadora do TJGO, Ana Cristina Peternella França; o presidente eleito do TJPB, desembargador Frederico da Nóbrega Coutinho; o presidente eleito do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes; o presidente eleito do TJPI, desembargador Aderson Nogueira; o presidente eleito do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira. Ainda participaram juízas e juízes do TJPB, além de juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores do Judiciário de todo o Brasil.