Presidente do TJRS, Desembargador Voltaire, falou na condição de Presidente do Conselho de Tribunais de Justiça. Créditos: Eduardo Nichele.

P Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu na manhã desta sexta-feira (21/05) o Colóquio “Acesso à Justiça: Diálogo, diversidade e desenvolvimento”. Na abertura do evento virtual, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins, destacou que a iniciativa ocorreu justamente no Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, com o objetivo de aperfeiçoar a promoção do acesso à Justiça. “Estamos todos unidos na busca de um Judiciário cada vez mais qualificado, que possa garantir a defesa dos direitos humanos e da dignidade das pessoas”, disse ele. “A Justiça nunca parou, mesmo nesta época de pandemia, e está sempre buscando o atendimento das demandas da sociedade, seja através do trabalho presencial ou remoto, usando as ferramentas proporcionadas pela tecnologia através da internet’, afirmou.

O Presidente do Conselho de Tribunais de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, em seu pronunciamento, enfatizou a importância da conciliação e da mediação, métodos que em tempos antigos não eram utilizados, e promovem a cultura da paz. “Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos, conhecidos como CEJUSCs, são institutos que devem ser cada vez mais aproveitados, com suas energias canalizadas para o efetivo bom funcionamento em prol da cidadania”, afirmou o magistrado. Ele comentou também a preocupação que o Judiciário brasileiro esteja sempre atento e preparado para possíveis ataques cibernéticos. “Estes crimes acabam prejudicando o exercício da cidadania, pois dificultam o amplo acesso das pessoas à Justiça e, por isso, precisamos de atuação conjunta de todos nós no enfrentamento destas ações”, disse o Desembargador, recordando que o TJ gaúcho, também presidido por ele, sofreu um violento ataque cibernético no final de abril.

O evento de hoje também contou com a presença do membro auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, que representou a Procuradoria-Geral da República, do Ministro do STJ e Presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Og Fernandes, dos Presidentes das Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Juiz Luiz Antônio Colussi, e dos Magistrados Brasileiros, Juíza Renata Gil. Participaram ainda os Presidentes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, Desembargador Leonardo José Trajano e do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho, Desembargadora Flávia Falcão, além de Conselheiros e Conselheiras do CNJ.

Porto Alegre, 21 de maio de 2021.