O Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça, Valter Shuenquener de Araújo, foi o palestrante da reunião virtual promovida hoje (17/6) pelo Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça. Durante a videoconferência, o magistrado abordou o tema “O CNJ no contexto da Justiça Brasileira”.

Na abertura do evento, o Presidente do Conselho de Tribunais de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, que também preside o TJRS, enfatizou a importância da interlocução permanente com o CNJ e agradeceu o empenho e o auxílio do Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, e do Secretário Valter, nos desdobramentos envolvendo o ataque cibernético sofrido pelo TJ gaúcho no final de abril. Ele inclusive recordou que no último encontro do grupo, em maio, ficou definida a formação de um Comitê Permanente de Segurança Cibernética, integrando as áreas de Tecnologia da Informação de todos os TJs participantes do Conselho.

O Vice-Presidente de Relacionamento Institucional do Conselho, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, Presidente do TJPR, fez a saudação, em nome do grupo, ao palestrante, reforçando também o fundamental diálogo constante entre o CNJ e os Tribunais de Justiça.

Secretário Valter de Araújo foi o palestrante do evento desta quinta-feira (17/6)

O Secretário Valter Araújo, em sua manifestação, destacou que “o CNJ é uma usina de projetos e políticas públicas voltadas ao Judiciário, que vem contribuindo para a superação dos obstáculos existentes, sejam eles em decorrência da pandemia ou em função das crises orçamentárias no país”. Ele relatou que o CNJ vem mudando o seu perfil desde a sua criação, em 2005, “deixando de ter um perfil somente correcional, passando a atuar também em politicas públicas que defendam a autonomia dos Tribunais de Justiça”. Ele reiterou que está à disposição de todos os integrantes dos Judiciários para a implementação de ações voltadas à sociedade. No que tange às demandas pontuais encaminhadas pelos componentes do grupo, o Secretário Valter destacou que “fez as anotações de todas as questões abordadas e espera poder atender, dentro das possibilidades, as principais demandas, sempre com o intuito de manter um canal permanente de diálogo e sugestões”.

O Presidente Voltaire agradeceu a participação do Secretário Valter, elogiando a forma didática através da qual o palestrante realizou a sua exposição. No que se refere ao Comitê Permanente de Segurança Cibernética, o Desembargador Voltaire revelou que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal ficou encarregado de promover, no mês de agosto, três eventos abordando temas correlatos à questão.

A reunião contou com a presença de vários Presidentes de Tribunais de Justiça.

Porto Alegre, 17 de junho de 2021.