O Presidente do Conselho de Tribunais de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, participou na manhã desta sexta-feira (06/08) do 1º Encontro do Comitê Permanente de Segurança Cibernética dos TJs. Em sua manifestação na abertura do evento, o Magistrado, que também preside o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, recordou que a iniciativa foi idealizada em reunião do Conselho de TJs, ocorrida em maio deste ano, na qual ficou definida a criação do Comitê Permanente de Segurança Cibernética, em função de ser um assunto extremamente atual, que vem causando preocupação em todos os segmentos sociais. “Estes ataques representam uma verdadeira praga no século XXI e o Poder Público precisa estar sempre vigilante, atuando preventivamente na preparação da defesa de eventuais incidentes”, disse ele, recordando que o próprio TJ gaúcho foi vítima de uma ação hacker, registrada no final de abril.

O Desembargador Voltaire acrescentou que os Tribunais de Justiça devem estar irmanados em busca de alternativas que possam coibir ações criminosas que impeçam ou prejudiquem o sagrado acesso da população ao Judiciário.”Este encontro de hoje é muito significativo, pois consideramos extremamente importante a interlocução nacional com os demais Tribunais, sempre contando com o auxílio permanente do Conselho Nacional de Justiça”, enfatizando a participação das equipes de Tecnologia da Informação dos TJs integrantes do Conselho de Tribunais. “Precisamos formar uma grande corrente cívica superior que possa enfrentar este problema”, concluiu.

O Encontro do Comitê foi coordenado, por proposição do Presidente Voltaire, pelo TJ do Distrito Federal e dos Territórios, cujo Presidente, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, participou do evento, juntamente com o Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio Ribeiro Porto, e o Coordenador-geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT, Juiz Fabrício Castagna Lunardi, além de magistrados componentes do Conselho dos Tribunais de Justiça.

Porto Alegre, 6 de agosto de 2021.