Consepre lança Rede de Comunicação da Justiça Estadual para fortalecer atuação conjunta dos Tribunais

Publicado em 02 de setembro de 2025

Consepre lança Rede de Comunicação da Justiça Estadual para fortalecer atuação conjunta dos Tribunais

Publicado em 02 de setembro de 2025

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) oficializou por meio do ato executivo do desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do Conselho, a criação da Rede de Comunicação da Justiça Estadual (Redecom). A iniciativa que reúne as assessorias de comunicação dos 27 Tribunais estaduais nasce no âmbito do Comitê de Comunicação do Consepre, foi instituída com o objetivo de ampliar a visibilidade da Justiça Estadual e aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade.

A Redecom tem caráter colaborativo e pretende fortalecer a atuação conjunta dos Tribunais, coordenando campanhas de alcance nacional, promovendo a troca de boas práticas e estimulando o uso integrado de recursos de comunicação. Dessa forma, busca conferir maior impacto às ações institucionais e valorizar o papel da Justiça Estadual, responsável pela maior parte das demandas judiciais no país.

O lançamento da Redecom ocorreu no dia 26 de agosto, com a primeira campanha conjunta no âmbito do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra mulheres. Os Tribunais de Justiça de todo o país compartilharam, em suas redes sociais, uma mesma postagem informativa destacando dados relevantes sobre a atuação da Justiça no enfrentamento à violência de gênero, como números de julgamentos de feminicídios e medidas protetivas concedidas.

A Redecom é vinculada ao Comitê de Comunicação da Justiça Estadual, criado pelo Consepre e composto por representantes das cinco regiões do país. O grupo tem a função de coordenar e acompanhar as atividades da rede, planejando campanhas conjuntas, promovendo inovação e criatividade, divulgando boas práticas locais e consolidando a imagem pública da Justiça Estadual.

Ao lançar e formalizar a Redecom, o Consepre reforça sua atuação como articulador nacional, promovendo a integração entre os Tribunais e fortalecendo a comunicação institucional em benefício da sociedade.

*Com informações do portal do Tribunal de Justiça de São Paulo*

Leia também

Leia também

A Justiça entre o dado contábil e o valor social

A Justiça entre o dado contábil e o valor social

Muito se discute sobre o custo do Poder Judiciário no Brasil. De acordo com estudo divulgado no início do ano pelo Tesouro Nacional, os gastos públicos vinculados à função orçamentária “Ordem pública e segurança” — especificamente na subfunção “Tribunais de Justiça”,...

ler mais