Presidente do Consepre participa da abertura do Ano Judiciário de 2025 no STF

Publicado em 03 de fevereiro de 2025

Presidente do Consepre participa da abertura do Ano Judiciário de 2025 no STF

Publicado em 03 de fevereiro de 2025

O presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Francisco Oliveira Neto, participou na tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025.

O ato foi presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e contou com a presença das principais autoridades dos três poderes, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre; e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta.
Ainda participaram da sessão, com direito a manifestação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Roberto Simonetti.

O presidente do STF, em seu discurso, celebrou a força das instituições e do diálogo democrático e harmônico entre os poderes. “Não há pensamento único, porque isso é coisa de ditaduras. As diferentes visões de mundo são tratadas com respeito e consideração”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso.

“Os três poderes aqui presentes são unidos pelos princípios e propósitos da Constituição. Somos independentes e harmônicos como manda a Constituição. Porém, mais que isso, somos pessoas que se querem bem e, acima de tudo, querem o bem do Brasil”, declarou o presidente do STF.

A partir desta quarta-feira, 5 de fevereiro, o STF retoma as sessões de julgamento nas quartas e quintas-feiras. Na primeira delas, está na pauta a validade de prova obtida a partir de revista íntima de visitantes em estabelecimento prisional, tema do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620.

Ainda serão debatidas a redução da letalidade policial no Rio de Janeiro, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, e a anistia política concedida em 2020 a cabos da Aeronáutica afastados pelo governo militar em 1964 (ADPF 777).

Visita ao Conselho Federal da OAB

O presidente do Consepre, desembargador Francisco Oliveira Neto, que também é presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), aproveitou sua estada em Brasília para promover a primeira visita ao presidente do Conselho Federal da OAB, José Roberto Simonetti, reeleito ao cargo no qual tomou posse no último sábado, 1º de fevereiro.
Eleito por unanimidade, Simonetti tornou-se desta forma o primeiro presidente da OAB reconduzido ao cargo desde a redemocratização do Brasil. Ele falou de sua responsabilidade na audiência com o desembargador Francisco.

“A votação unânime simboliza a união da classe em torno do projeto de engrandecimento da advocacia. Isso também só aumenta a nossa responsabilidade em realizar uma gestão participativa, plural, inclusiva e realizadora”, manifestou Simonetti.

O presidente do Consepre desejou sucesso ao advogado, que terá pela frente mandato de três anos no comando dos destinos da advocacia no país. O desembargador colocou-se à disposição da entidade para, sempre através do caminho do diálogo, buscar aprimorar a relação institucional em favor do fortalecimento do sistema judicial. Reforçou seu apreço e respeito pelos advogados e as boas relações que nutre com a classe, tanto em Santa Catarina como em todo o país.

A audiência também contou com a presença do ex-presidente da OAB-SC (2019/2021) e atual integrante do Órgão Especial do Conselho Federal da OAB, advogado Rafael Horn. A função do órgão é julgar recursos contra decisões das Câmaras do Conselho Federal da OAB e responder consultas sobre a interpretação do Estatuto da Advocacia, entre outras competências.

Leia também

Leia também