O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi escolhido, nesta quinta-feira (13/11), para sediar o XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que ocorrerá de 25 a 27 de fevereiro de 2026. O anúncio foi feito durante a XVIII edição do evento, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais, até esta sexta-feira (14).
Após a confirmação de Fortaleza como cidade-sede do próximo encontro, houve a exibição de vídeo de apresentação da cultura e da história do Estado, destacando personalidades da área jurídica, como Auri Moura Costa e Clóvis Beviláqua. O material foi produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário cearense. Assista AQUI.
Realizado quatro vezes ao ano, o Encontro do Consepre ocorre em diferentes estados do país e, este ano, também foi sediado por Goiás, Maranhão e Salvador. Entre os objetivos do evento está estabelecer o diálogo com outras instituições, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os Tribunais Superiores, e compartilhar boas práticas de gestão a serem adotadas em todos os tribunais.
CONSEPRE
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça para consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Além de defender a autonomia, a independência e os princípios do Poder Judiciário Estadual e do Distrito Federal, o Consepre promove o intercâmbio de experiências, articula relações com os demais poderes e órgãos públicos e privados, estuda e propõe soluções para questões jurídicas e administrativas de interesse comum, estabelece diretrizes e uniformiza práticas.
O Conselho ainda incentiva iniciativas para tornar a Justiça mais ágil e próxima da população, apoia políticas públicas de inclusão social, fomenta o debate sobre o sistema judiciário e mantém a cooperação constante com os Tribunais Superiores e o CNJ, visando a um Judiciário moderno, eficiente e democrático.
*Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará*




