A Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, anunciou a abertura das inscrições para o curso “Os Desafios da Democracia no Século XXI”. Voltado para magistradas e magistrados, o curso ocorrerá entre 15 e 19 de abril de 2024, e visa capacitar operadores do direitos frente aos desafios contemporâneos da democracia, com ênfase na teoria, prática e no papel do Judiciário na preservação dos valores democráticos.

O processo seletivo para as 50 vagas disponíveis está aberto até o dia 15 de março de 2024. Os interessados devem preencher um formulário on-line para participar da seleção. O curso enfocará temas relevantes como “Forças Armadas, Democracia e Política”, “Segurança Pública no Brasil”, “Polarização Política e suas Implicações” e “Os Desafios da Democracia no Século XXI”.

A seleção dos candidatos priorizará a distribuição geográfica, equidade de gênero e a relevância da atuação profissional dos candidatos em relação aos temas do curso. As vagas serão distribuídas entre indicações de conselhos e associações judiciárias e por ampla concorrência. Os participantes selecionados serão informados por e-mail até 22 de março de 2024 e deverão confirmar sua participação até o dia 25 de março. O curso será presencial, totalizando 30 horas de carga horária. Confira o edital.